Recomendações para o diagnóstico e tratamento da fibrose pulmonar idiopática. ALAT

07-09-2017

7 de septiembre de 2017

 

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma doença pulmonar crônica progressiva e fatal; muitas vezes é subdiagnosticada, por isso a identificação correta é essencial para o prognóstico e evolução dos pacientes.

A fim de rever os critérios internacionais para esta entidade e unificar a aplicação dos mesmos nos diferentes países da América Latina, o Departamento de Doenças Intersticiais da ALAT teve a tarefa de reunir os membros ativos da ALAT que trabalham em centros referência de FPI, que aceitaram em participar na elaboração destas Recomendações de maneira desinteressada.

Este documento tem como objetivo ajudar os médicos latino-americanos a padronizar o estudo de pacientes com FPI e chegar a um diagnóstico preciso e oportuno, por isso ele também conta com uma revisão dos tratamentos atuais para a FPI.

Os autores e colaboradores esperam que este projeto de publicação das Recomendações em FPI seja útil para o desenvolvimento da medicina respiratória latino-americana e que, além disso, continuando com as notáveis gestões que o Departamento concretizou nos últimos anos, seja o início de novos projetos e um incentivo claro para a integração de novos membros.

DEPARTAMENTO DE DOENÇAS INTERSTICIAIS – ALAT

 



Archivos adjuntos

 

 

Comentarios

Para comentar debe ser un miembro activo de ALAT.